domingo, junho 25, 2006

Massagem: até em um Dicionário do Cético

Terapia por massagem


Massagem é esfregar ou pressionar partes do corpo para ajudar a circulação ou relaxar ou músculos.
Não é preciso ser mágico para fazer uma pessoa sentir-se bem pela "imposição das mãos." A maior parte de nós sabe por experiência que apenas o toque de outra pessoa pode ser confortante, agradável: curativo, se quiser. Qualquer um a quem já fizeram massagens sabe como é bom, mas a maior parte de nós não sabe explicar o mecanismo físico e fisiológico que causa a relaxação e o prazer. Muitos suspeitam que tem a ver com ser tocado e com o movimento dos músculos. Mas talvez ainda não tenhamos ouvido as explicações da Nova Era, nenhuma das quais tem a ver com músculos a serem relaxados ou sangue a circular.
Um artigo de jornal anuncia uma "terapeuta por massagem"(não é uma "massagista"), Karen Khamashta usando Orto-Bionomia, Reflexologia, e Polaridade.
Orto-Bionomia cantata os "pontos de disparo "do corpo". Quando um dester é contatado, "sente imediatamente alivio da dor e restabelece o equilíbrio natural e o ritmo do corpo."
Reflexologia desbloqueia as 7200 terminações nervosas de cada pé de modo a que eles (as terminações) possam responder a todas as glândulas, órgãos e partes do corpo e melhorar o fornecimento do sangue. Isto ajuda o corpo a "alcançar um estado de equilíbrio."
Polaridade baseia-se em "balancear a energia que se move entre cada parte do corpo...e...se move em correntes, ou canais, dentro e à volta do corpo." Esta terapia "tenta eliminar bloqueios nestes canais que podem provocar desequilíbrio ou doença." A teoria é que "se as correntes do corpo estão equilibradas, a pessoa relaxa e é capaz de se curar mais eficientemente."
Outro terapeuta da massagem, Christy Freidrich afirma "Boa parte do que faço é tentar ajudar as pessoas a equilibrar a sua estrutura. Passado tempo, as pessoas acabam a conhecer a sua estrutura e como funciona."
A verdade é que, se tenho de ouvir estas tretas para ter uma massagem, eu ouço-as. Pode pensar que está a aumentar a minha auto-realização, e a colocar as minhas forças em harmonia, e equilíbrio, mas estou apenas a gozar uma boa massagem. Não terá muitas queixas, nem mesmo de cépticos, pois, como um terapista afirmou, "não há muitas pessoas que não gostem de uma massagem”.

Fonte: http://brazil.skepdic.com/massagem.html

0 Comments:

Este site apoia e é apoiado por Piadas