sábado, abril 08, 2006

O que é Massagem?

Parece meio supérfluo tentar definir o que seja massagem, afinal é uma coisa tão comum e popular que a maioria das pessoas saberia dizer o que é, mas é curioso saber quão rica de detalhes e abrangente pode ser esta definição.

Em um dicionário, por exemplo, poderíamos encontrar a seguinte definição: “Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.” No entanto, ela parece sucinta demais e aparentemente incompleta, se quisermos fazer jus a todo o conjunto de práticas que são abrigados por este termo.

O termo massagem provavelmente tem origem na palavra grega “massein”, que significa amassar, ou seja, por extensão, significa comprimir e apertar partes do corpo com o propósito alterar o estado em que ele se encontra, que, na maioria das vezes, representa um incomodo para o massageado. Mas, de toda forma, esta também não é uma definição completa ou suficientemente abrangente para comportar todas as atividades que podem ser chamadas de massagem. Sendo uma prática universal, é natural que existam muitas definições, de acordo com as origens, mas, o que genericamente podemos dizer, é que ela tem sido usada desde o início da humanidade, em quase todas as partes do mundo, por quase todos os povos, com o intuito proporcionar mais saúde e bem estar, além dos objetivos imediatos que são amenizar doenças e aliviar dores e desconfortos físicos. Assim, ela tanto pode ser usada para recuperação de problemas físicos, como pode ser usada para relaxamento proporcionando bem estar e descontração da pessoa.
.

Uma Definição Técnica de Massagem

Muitos são os que estudaram profundamente os princípios e fundamentos das massagens e vários são os que fizeram definições formais e abrangentes. Reunindo várias destas definições, fiz uma que parece sintetizar a maioria delas:

  • “Massagem é um conjunto de práticas e manobras corporais ou manipulações técnicas, sistemáticas, científicas ou empíricas, pelas quais aplica-se força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações. Em geral é aplicada com as mãos, mas em outras vezes instrumentos e aparelhos são utilizados. Sua finalidade pode incluir a estética, a melhora do desempenho esportivo, o estímulo à circulação, a melhoria da mobilidade e elasticidade e várias outras utilidades terapêuticas.”

.

Como é Feita a Massagem

Além das atividades mencionadas na descrição acima, existem outros aspectos que são bastante característicos de uma seção de massagem. Na maioria das vezes os procedimentos são executados com o cliente deitado em macas ou em colchões no chão, mas também existem as Massagens Rápidas, que são praticadas em cadeiras especiais, comuns hoje em dia em muitos lugares como shoppings centers e aeroportos.

As roupas que usamos atrapalham a ação do massagista, por isso, quando a seção é realizada em locais privados é comum as pessoas se despirem e ficarem em trajes íntimos ou mesmo nus. Em algumas boas clínicas de massagem, como as da rede Luiza Sato, são fornecidos aos clientes trajes que se assemelham a um pijama de malha, bastante macio, e que permitem ao massagista trabalhar adequadamente, sem que o cliente tenha que ficar constrangido pelo fato de estar seminu ou nu. De toda forma, mesmo quando completamente despido é comum que as partes íntimas sejam cobertas por toalhas ou lençóis, o que também ajuda a manter o corpo aquecido e permite um maior relaxamento.

Tipicamente a sessão começa com o cliente de bruços para que o massagista trabalhe todo a parte de trás do corpo, posteriormente o cliente deve se virar para que o outro lado corpo seja massageado. Existem muitas técnicas que incluem também massagens com o cliente deitado de lado ou mesmo sentado sobre a maca.

Muitos tipos de aparelhos e instrumentos são usados nas sessões. Alguns exemplos são: os vibradores (massageadores), dispositivos eletrônicos (para produzir contrações ritmadas da musculatura) escovas, copos de ventosa (para fazer vácuo ou sucção em determinados pontos), um dispositivo que se parece com um aranha com pernas muito longas, que quando utilizado no couro cabeludo provoca uma sensação ótima, bolas de borracha, aparelhos de madeira ou plásticos, que rolam sobre a superfície corporal, e muitos outros.

Também bastante comum é o uso de óleos, cremes, pomadas e loções, pois facilitam a massagem. Além do que, alguns destes produtos têm propriedades terapêuticas.
.

Classificação Tipos e Técnicas de Massagem

As massagens podem ser classificadas segundo o seu propósito e também por suas origens história ou características técnicas. Sobre a história, origem e características trataremos posteriormente artigos sobre cada uma das técnicas de massagem. Quanto aos propósitos, há vários autores que incluem as seguintes classes:
  • Estética – Presta-se a propósitos relativos ao embelezamento, modelagem corporal, drenagem linfática facial;
  • Esportiva – serve a preparar o atleta antes da competição, relaxá-lo depois e ajuda a restabelecê-lo de lesões;
  • Terapêutica – Usada para tratar dores e disfunções, crônicas ou agudas. Seu objetivo é produzir efeitos terapêuticos nos tecidos nervosos, musculares, sistemas respiratórios, circulação geral e local, sangüínea e linfática. É muito aplicada a dores de cabeça, muscular, na coluna, e algumas disfunções em órgãos. Existem inclusive técnicas específicas para melhorar a disposição, o humor e o vigor físico.;
  • Preventiva – Seu propósito, como o nome diz, é o de prevenir problemas ou aumentar o bem estar em pessoas que não apresentem nenhum tipo de patologia ou necessidade específica.
  • Sensual – Como não poderia deixar de ser, a vida íntima dos casais também pode se beneficiar com massagens, seja no aspecto relacionamento físico, seja na vida sexual.

Existe uma infinidade de técnicas de massagem. Mencionaremos aqui somente alguns nomes e, posteriormente, serão incluídos artigos sobre os tipos mais populares. A lista a seguir contém cinqüenta e duas variações ou tipos de técnicas de massagem e nem de longe está completa. Vamos a ela:

  • A’E, Acrosage, Acupressura, Amma, Anma ou An-Má, Anti-Stress, Aromoterápica, Auriculoterapia Reflexa, Automassagem, Ayurvédica, Balinesa, Belavi, Bindegewebsmassage, Breast Massage, Budzek, Calatonia , Chavutti Thirummal, Chinesa, Clássica, CranioSacral, De Esalen, Do-In, Drenagem Linfática, Erótica, Espiritual, Espondiloterapia, Estética, Facial, Havaiana Lomilomi, Neurocirculatória, Huna (Havaiana), Indiana, Para Animais, Pedras Quentes, Podal, Quick (Rápida), Quirodal, Recepção Ativa, Redutora, Reflexoterapia Podal, Reiki , Relaxante, Rítmica, Rolfing , Seitai, Sensitiva , Sensual, Shantala, Shiatsu, Sueca, Tailandesa, Tecido Profundos, Tui-Na.

.

Utilidades da Massagem

A comprovação científica de benefícios atribuídos às massagens nem sempre é uma coisa fácil, apesar de que, em muitos casos, essas comprovações existem e são inequívocas. Por outro lado, do ponto de vista empírico e puramente prático a sabedoria popular assumiu como verdadeiras muitas das benesses obtidas com esta atividade, além do mais, quase todos nós sabemos o quanto é gostoso um cafuné ou uma massagem nos ombros feita por uma pessoa querida, e quanto estas coisas nos fazem bem.
Somando-se as utilidades cientificamente comprovadas e aquelas consagradas pela sabedoria popular chegamos a uma lista bem extensa. Vejamos. As massagens podem ser úteis para:
  • Ação desintoxicante, eliminando os excessos de gordura localizada no tecido adiposo e ajudando a modelar o corpo.
  • Atua sobre o Sistema Glandular Endócrino, recuperando hormônios;
  • Controle da dor
  • Cuidados com moribundos
  • Deficiências imunológicas
  • Deficiências mentais
  • Depressão, desgosto e traumas emocionais
  • Desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.
  • Distúrbio de atenção devido a hiperatividade (ADHT)
  • Distúrbios circulatórios e do coração tais como baixa ou alta pressão, extremidades frias, cuidados com ferimentos, edemas
  • Distúrbios de desenvolvimento
  • Distúrbios digestivos tais como obstipação
  • Distúrbios neurológicos tais como Esclerose Múltipla e Paralisia Cerebral
  • Distúrbios ortopédicos tais como fraturas e afecções articulares
  • Distúrbios psicológicos como o "stress"
  • Distúrbios respiratórios, como a asma, e manobras como percussão e tapotamento provocam melhoras nos brônquios e bronquíolos.
  • Enurese noturna
  • Enxaqueca
  • Gravidez e parto
  • Insônia
  • Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e performance;
  • Melhora a eliminação do produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.
  • Melhora a Imunidade, por ativar a circulação dos linfócitos e direcionar mais "liquido" para os gânglios.
  • Previne e combate a Osteoporose ( massagem Osteosensibilizante)
  • Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
  • Reduz os tempo de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais.
  • Sistema Urinário -A troca de líquidos nos tecidos obriga o sistema urinário a depurar o sangue fazendo urina. Isto colabora com a "limpeza" do próprio sistema.
  • Torção, distensão e tensão muscular

.

Contra-Indicações das Massagens

Toda moeda tem duas faces, se há muitos benefícios produzidos pela massagem, há também riscos envolvidos. Uma contra-indicação absoluta é a insuficiência renal . Outra bastante relevante é a hipertensão arterial. Infelizmente, não são somente estas. Vejamos a lista:

  • Após cirurgias
  • Áreas de fratura ou torção recente.
  • Áreas de sangramento ou tecidos rompidos
  • Bolhas
  • Contusões
  • Doenças contagiosas
  • Em hérnia de abdômen este não deve ser massageado
  • Em pacientes com câncer a massagem, teoricamente, pode aumentar as chances de metástase.
  • Escoriações
  • Feblites
  • Febre
  • Ferimentos não curados
  • Gravidez, principalmente nos primeiros 3 meses.
  • Infecções de pele
  • Osteoporose – precisa de massagem específica
  • Pessoas anêmicas ou debilitadas fisicamente.
  • Pessoas com inflamações
  • Sobre incisão cirúrgica recente.
  • Sobre qualquer tipo tumor desconhecido
  • Sobre Veias varicosas

Atenção: Se você sofre de qualquer uma das condições acima mencionadas, deve consultar o seu médico antes de se submeter a seções de massagens.


.

Precauções

A formação de um bom massagista ou massoterapeuta (aquele que faz massagens terapêuticas) é algo demorado. Freqüentemente são precisos vários anos de treinamento para obter o domínio das técnicas. O massagista deve estar bem treinado para manipular eficazmente os tecidos, de forma a atingir seu objetivo e não causar lesão ou dano ao paciente. Portanto, escolha muito criteriosamente o profissional que vai lhe atender. Principalmente, consulte vários clientes dele para saber se ficaram satisfeitos ou se tiveram algum problema.

Em muitos casos os benefícios ou a cura demoram bastante a aparecer, pois há tratamentos que necessariamente devem ser prolongados. Assim, é preciso ser persistente e manter uma certa dose de otimismo.

A palavra massagista foi muito desvirtuada nas últimas décadas, estando freqüentemente associada à prostituição. Ao ver um anúncio qualquer, é bom esclarecer exatamente do que se trata.

Massagens devem ser feitas pelo menos 2 horas após as refeições, principalmente se forem no abdômen.

0 Comments:

Este site apoia e é apoiado por Piadas